Se você já alugou uma residência ou estabelecimento comercial, provavelmente escutou falar do chamado contrato de locação de imóvel. Contudo, é normal, para quem não conhece muito o assunto, ter alguma dúvida a respeito de qual é o papel deste documento e quais são as vantagens ao ter um contrato de aluguel em mãos.
Para te ajudar a compreender melhor esse assunto, preparamos este texto que te auxiliará a esclarecer diversos pontos. Vamos lá?
Este documento corresponde a uma cessão de bem que é feita por um determinado período. Ou seja, é uma troca de uso em que o locatário (quem aluga) paga para o locador (o proprietário) um valor para usufruto desse bem. É no contrato de locação de imóvel que são especificadas todas as obrigações de ambas as partes.
Todas essas especificidades devem seguir a Lei 8.245/91, comumente conhecida como a Lei do Inquilinato. É ela que torna livre a convenção de aluguel de imóveis urbanos, desde que não haja estipulação em moeda estrangeira e a vinculação à variação cambial ou ao salário mínimo e regulamenta todas as relações de locação entre inquilino e proprietário, até mesmo os acordos informais.
O contrato de locação é um documento de extrema importância por, justamente, deixar claro e documentado todas as responsabilidades que o locador e locatário possuem. Ademais, evita possíveis conflitos e permite que a comprovação legal do acordo de locação do imóvel seja feita.
Desta forma, o contrato passa mais segurança às duas partes, locador e locatário, por conter e esclarecer diversos pontos fundamentais para o negócio, como:
Como já citado acima, todas essas regulamentações são estabelecidas pela Lei do Inquilinato que indica o que pode ou não ser exigido, além de apresentar todas as obrigações e informações que precisam constar no documento. Estar atento a essa lei é fundamental para que seja feita a compreensão de todos os direitos.
Confira a Lei do Inquilinato aqui!
Muitas vezes, as partes não possuem muito conhecimento de como proceder em situação de locação de imóvel, por isso, o papel do corretor se torna essencial para ajudar, passar mais segurança e garantir a comodidade tanto do inquilino quanto do proprietário. É ele que agilizará o processo e esclarecerá as dúvidas, a partir dos seus conhecimentos no ramo. Por isso, escolher um bom profissional faz toda a diferença para que você tenha a melhor orientação.
A Raul Fulgencio conta com corretores altamente experientes no ramo, prontos para te ajudar da melhor forma em qualquer negócio! Clique no botão abaixo e conheça!
Gostou do texto? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe a sua opinião nos comentários!