Built to Suit: entenda melhor esse modelo de locação

Built to Suit: entenda melhor esse modelo de locação

built to suit

O Built to Suit é uma modalidade de construção sob medida e com locação a longo prazo; tire as suas dúvidas sobre o assunto e de como é o trabalho da Raul Fulgencio Lopes

Muitas empresas, com o objetivo de evitar a imobilização do capital e elevar a funcionalidade e competitividade da empresa, optam pelo Built to Suit (BTS) que significa “construído para servir”. Esse é um modelo de locação imobiliária desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades do futuro locatário.

Neste texto, te explicaremos melhor sobre esse assunto e como funciona o modelo BTS na Raul Fulgencio Lopes, especialista no assunto. Continue a leitura!

O que é o Built to Suit?

O Built to Suit é uma modalidade de construção sob medida e com locação a longo prazo, em que o locatário faz a encomenda da construção ou também reforma de um imóvel que pretende alugar.

Esse modelo é comumente utilizado por indústrias e comércios que necessitam de instalações específicas. Assim, a reforma ou construção do espaço fica por conta do proprietário do imóvel que receberá o valor investido ao longo dos anos de contrato que, como já dito acima, possui um tempo superior em relação aos contratos comuns de locação.

No BTS, existe um cálculo realizado que se baseia no valor investido, conforme explica Fernando Nascimento, Gerente de Locação da Raul Fulgencio Lopes. Ou seja: é o valor do terreno + o valor da obra = ao retorno esperado do investidor.

Contudo, Nascimento destaca que esse cálculo pode “variar de ponto 6 a ponto 8, dependendo do perfil do investidor e da envergadura do investimento”

Vantagens do BTS 

O modelo de locação BTS apresenta boas vantagens para ambas as partes. Segundo Fernando, o proprietário inicia a obra com a segurança do contrato de locação já assinado, sabendo quais serão os custos de construção e retorno do seu investimento. “A Raul Fulgencio tem contrato de locação com prazos determinados, o que traz mais segurança ao investidor, já que ele faz algo sabendo o que realizar nos próximos anos com o investimento”, explicou Nascimento.

Já para o locatário, a vantagem é a de que ele não precisa imobilizar nenhum capital de alto valor referente à estrutura do imóvel, além de que tudo é feito sob medida para atender às suas necessidades. “O locatário, junto com o arquiteto da Raul, escolhe um projeto que atende a demanda dele até a programação futura de crescimento. Ele consegue programar o quanto vai crescer e como vai crescer, tudo feito dentro de um orçamento de valor de mercado”, esclarece o Gerente de Locação. 

A legislação para o Built to Suit

A modalidade de locação BTS passou a ser regulamentada apenas em 2012, ano em que entrou em vigor a Lei 12.744 que acrescentou o artigo  54-A à Lei 8.245/91 (que regula a locação de imóveis urbanos).

O artigo reconheceu essa relação entre proprietário e locatário, tornando mais claro esse tipo de contrato, dizendo o seguinte:

Lei 8.245/91

Desta forma, a lei passou a regulamentar o BTS, conferindo-lhe mais autonomia e segurança, diferentemente dos contratos comuns de locação. 

O BTS na Raul Fulgêncio

A Raul Fulgencio Lopes é especialista em Built to Suit. Fernando Nascimento esclarece que a empresa não possui pré-requisitos e nem perfil de empresas selecionadas, podendo fazer construções para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Exemplos de Built to Suit já realizados pela Raul Fulgencio Lopes:

  • Agência Sicredi na avenida Maringá
  • Agência Sicredi na avenida Higienópolis;
  • Lab Imagem Palhano;
  • Escola Premier Palhano;
  • Academia Via Sport Gold;
  • Academia Smart Fit;
  • Habib’s;
  • Itaú Personnalité;
  • Bis2Bis E-commerce;
  • Via Inox Tramontina; 
  • Entre outros.

Recapitulando…

  1. Built to Suit é uma modalidade de construção sob medida e com locação a longo prazo;
  2. É um modelo comumente utilizado por indústrias e comércios que necessitam de instalações específicas;
  3. Na Raul Fulgencio Lopes, o cálculo feito é: valor do terreno + o valor da obra = ao retorno esperado do investidor;
  4. As vantagens para o proprietário são as de que ele já sabe como o imóvel será feito, o quanto irá investir e quanto irá receber;
  5. Para o locatário, a vantagem é que ele não precisa imobilizar nenhum capital de alto valor referente à estrutura do imóvel, além de ter tudo feito sob medida, atendendo às suas necessidades;
  6. A modalidade de locação BTS passou a ser regulamentada apenas em 2012, ano em que entrou em vigor a Lei 12.744 acrescentou o artigo  54-A à Lei 8.245/91;
  7. A Raul Fulgencio Lopes, especialista em Built to Suit, não possui pré-requisitos e nem perfil de empresas selecionadas;
  8. Entre os clientes da Raul estão: Habib’s; Itaú Personnalité; Academia Smart Fit; entre outros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique no botão abaixo e converse com um de nossos especialistas!

QUERO CONVERSAR
 

Gostou do conteúdo? Tirou as suas dúvidas? Conte nos comentários!

Leia também: Quais são os tipos de financiamento imobiliário? Conheça!